Um estudo da universidade de Milão (CENTRO) apurou que o uso da madeira nos objetos e móveis que nos rodeia, ajuda as pessoas a ficarem mais à vontade. Isso porque ela promove aconchego e conforto. Afinal, estamos falando de um material cuja, características térmicas são excelentes, visto que no calor, ela não costuma aquecer, assim como no frio ela não esfria. Além do quesito térmico, a madeira também promove essa sensação, devido sua capacidade de absorver sons, que faz com que a acústica dos espaços seja mais agradável.

Na área interna contamos com vários ambientes: sala, quarto, cozinha, banheiro, entre outros. Cada um conta com um tipo de decoração, móveis, acabamento e pintura. Desta forma, a escolha para cada ambiente é diferente, assim como suas necessidades. As cores, texturas e acabamento são mais importantes do que podemos imaginar, precisam ser adequados para cada um, considerando sua utilização. Por exemplo: sala e quarto são ambientes secos, requer um tipo de acabamento e móveis; banheiro e cozinha são áreas molhadas, exigindo assim produtos e acabamentos resistentes a água.

Image

Ambientes

Cozinha

Cozinha

Na cozinha se vive a vida, cores vivas e bem contrastadas ajudam a se manter no espírito adequado. Já os materiais preferíveis são aqueles que podem ser utilizados sem medo de se riscar ou de sofrer umidade ou calor. Seja que se utilize laquear ou folhar o MDF, é aconselhado aplicar o isolante em todas as superfícies dos moveis. No caso das lacas, se aconselha o uso de um goffrato ou um microtextura. No caso dos vernizes a escolha depende do tipo de madeira utilizada na folha. Em geral tanto o Poliuretano quanto o Acrílico são aceitáveis. Não seria o caso do utilizar produtos poliéster. Importante é o uso de produtos anti-amarelante já que o ambiente é um dos mais luminosos.
Sala

Sala

O ambiente mais tranquilo onde se olha a televisão e a luz não precisa estar muito clara. O uso da madeira nos moveis é aconselhada. A madeira pode ser envernizada natural ou tingida. Quanto mais é nobre menos precisa ser influenciada pela aplicação de tingidor, apesar que é sempre aconselhado aplicar um pigmento também se levemente para manter no tempo as cores naturais. Os vernizes e as lacas são muito pouco solicitados do ponto de vista químico ou mecânico. O ambiente nunca é muito extremo em termos de umidade ou calor ou frio. Então qualquer produto pode ser utilizado no processo de aplicação padrão e até a cera de acabamento natural poderia ser uma solução utilizável. Cores escuras ou neutras são preferidas.
Escritório

Escritório

No ambiente de trabalho temos condições diferentes em função do tipo de uso ou estilo da função do escritório. Madeira escuras para a tradição a sabia e o equilíbrio/ponderação (advocacia ou similares) ou um mix de madeira, Lacas e vidro quando se quer modernidade tecnológica ousadia (engenheira, médico etc). Mas em geral produtos resistentes a uso bem catalisados quando forem lacas, e tingidores com cores originais (cinzas, verdes, azuis e combinações), com madeira poro aberto envernizados brilho zero com acrílico. Mesas de reunião imponentes com lâminas naturais e vernizes anti-risco brilho intermédio. Mesas de trabalho em laca goffrato médio com ótima catalise.
Banheiro

Banheiro

Nos banheiros a cor mais clara e frias é a ideal, mas o mais importante é proteger os moveis da umidade. A aplicação de isolante é um requisito assim como uma laca em goffrato médio fosco para permitir as operações de limpeza com maior frequência sem sofrer das consequências. Não seria o caso de utilizar madeira neste ambiente.
Quarto

Quarto

Laca ou medeira não importa. Aqui não teremos problemas de luminosidade ou umidade ou de resistência. São aconselhadas lacas ou vernizes fosca brilho zero tonalidades quentes para mander a luz natural ou artificial bem soft. Vernizes acrílicas para poro aberto quando a madeira o permite são as mais indicadas. Armários em laca fosca ou goffrata ou se fabricados em folha de madeira, utilizar poro aberto e verniz brilho zero e cores claras no tingidor, porem, cores diferentes dos tradicionais (es amarelos, verdes cinzas ou off-white).
Infantil

Infantil

Quarto infantil: O ideal são cores com tonalidades claras e suaves, cores claras trazem tranquilidade as crianças e deixa o ambiente mais amplo e harmonioso. Recomendamos o uso de madeira carvalho claro ou freso, com verniz acrílico natural brilho zero, ou cores em goffrato médio/micro, catalisados que trazem maior dureza e resistência. É importante o uso de produtos atóxicos, as tintas Milesi são produtos aprovados pela normativa europeia EN73/3 (não existe um similar nacional) produtos testados e aprovados, trazendo não somente a beleza, mais sim a segurança para as crianças, não gerando problemas para saúde caso haja contato com a boca.
Infantil

Varanda Gourmet

Este é o ambiente mais luminoso da casa onde a luz pode criar com o tempo muitos problemas a cor dos moveis ou da madeira. Por esta razão são importantes os produtos anti-amarelante e resistentes a luz. Além da luz também a chuva e a umidade noturna levam a necessidades de proteger muito mais os moveis com o uso de isolante ou até de produtos para área externa no caso o sol seja muito presente. Preferência a uso de madeira e poro aberto.
Infantil

Portas Internas

Cores quentes e com luminosidades intermedia quando se utiliza laca e tingimentos tradicionais (cereja castanho nogueira) quando for madeira. Quando tiver piso em madeira tentar manter um destaque com a cor do pisto e da porta (clara se o piso for escuro e vice-versa). Utilizo de isolante sempre e produtos tradicionais para conter os efeitos da umidade entre parte baixa e parte alta da porta. Quando possível microtextura nas planas ou lacas brilhantes nas almofadadas com cores intermédios. Porta branca só se for hospital.
Fale com um de nossos especialistas!

Galeria