Com o tempo, a madeira está sujeita a ataques químicos e radiações ultravioletas. Água, mofo, bactérias, poluição atmosférica e radiação UV ajudam a corroer e estragar a beleza dessa matéria-prima.

Algumas madeiras são mais resistentes e se protegem ao criar uma película de proteção com as próprias células mortas. Entretanto, as que são popularmente classificadas como “exóticas” tendem a ficar esteticamente queimadas e acinzentadas em pouco tempo. Além do preço alto, muitas são raras e a duração de seu reflorestamento é demorado também. Por exemplo, uma teka começa a ficar boa para o corte somente após 30 anos da plantação.

A indústria moveleira tenta se orientar ao uso de espécies vegetais fáceis de serem reproduzidas e de rápido crescimento. Pinus, Larice, Eucalipto são as mais utilizadas já que o custo é aceitável, a disponibilidade é infinita, porém são bem fracas e não tão bonitas ao estado natural, por isso que a solução é utilizar estas madeiras e dar nelas um tratamento exterior bonito e resistente para que tenham maior durabilidade.

Image

Uso Profissional e Uso Industrial duas opções disponíveis

A linha profissional da Milesi é composta por produtos a base de água fabricados a partir de resinas acrílicas. O processo de acabamento prevê uma sequência bem rígida e estruturada de aplicações dos produtos. São elas:
  • Impregnante neutro ou colorido;
  • Fundo intermediário lixável neutro;
  • Isolante neutro;
  • Selante de topo neutro;
  • Vernizes (suavemente pigmentados ou neutros, brilho máx 30 e brilho mínimo zero);
  • Óleo de tratamento e manutenção a ser aplicado periodicamente nas superfícies;
  • Sabão para a limpeza dos móveis externos (para facilitar a remoção de agentes atmosféricos poluentes, sem danificar a camada protetora).

 

 

 

 

A aplicação dos produtos precisa respeitar a quantidade por m² de cada componente indicada pelo técnico e também o prazo de secagem mínima.

Com isso, o resultado final  terá a garantia de resistir de 5 a 10 anos aos agentes atmosféricos. Mas, é preciso que o processo seja mantido sob controle rigoroso, para evitar gastos de produtos desnecessários

Por isso que este processo de acabamento é aconselhado para indústrias ou para profissionais bem treinados.

Pela viscosidade elevada do verniz é aconselhado sua aplicação através de uma bomba airless (ou airmix) ou pelo menos através de um tanquinho em pressão com pistola bico 2,0, ou 2,2 mm.

Image

Uso Profissional ou Artesanal

Na linha para pintura de madeira que fica exposta ao tempo, temos disponíveis outros produtos com caraterísticas muito especiais.
A primeira é a facilidade de uso e manutenção.
A segunda é uma ótima compatibilidade ambiental, já que eles são COV zero e não emitem cheiro.
A terceira é a ótima estética graças a perfeita transparência no caso do “Clear”.

Campos de aplicação por tipo de produto

Decking Oil (Óleo Danes)

Estruturas de madeira, forro, pergolados, esquadrias e móveis.

Este produto está disponível em fosco ou semibrilho em 5 cores padrão. Além disso, também desenvolvemos cores sob encomenda (exemplo: cinza platina) ou personalizada. ( Entre em contato para mais informações.).

Decking Oil

Terrace Oil

Específico para Deck de piscina.

Este produto está disponível em cores padrão e também personalizadas segundo as necessidades do arquiteto. (Entre em contato para mais informações).

O produto se aplica na madeira crua após lavagem com vape e sucessiva secagem. A aplicação é feita espalhando o produto com um rolo e depois esfregando a madeira com escova ou com pano até que seja bem absorvido pela madeira.
Após a secagem, aplicar uma segunda mão.

A manutenção do deck pintado com TERRACE OIL é muito simples e pode ser realizada por qualquer pessoa. Basta limpar a madeira com vape, e,  depois de seca, passar um pano molhado com TERRACE OIL.

Terrace Oil

Decking Oil Clear

Móveis e pergolados esquadrias naturais.

Este produto é totalmente transparente e sem nenhuma influência sobre a cor da madeira. Contém filtros solares e deixa a madeira perfeitamente fosca no brilho zero.

A aplicação deste produto pode ser feita sobre a madeira crua ou após um lixamento profundo, quando aplicado em superfícies que já tenham sido tratadas com outros produtos anteriormente.

Decking Oil Clear

Processo de Aplicação

A madeira tem que estar bem seca e lixada.
É aconselhado passar um impregnante Bormashield neutro ou tingido para impermeabilizar a madeira.
Aplicar a primeira mão do produto e deixar secar até o dia seguinte.
Aplicar a segunda mão com pincel e nas áreas mais expostas ao sol aplicar mais de uma mão do produto.
Todos os produtos podem ser aplicados com pistola, pincel ou rolinho. Isso permite uma grande flexibilidade ao operador que pode escolher o método de aplicação mais apropriado ao local.

Durabilidade

A durabilidade do produto aplicado depende de muitos fatores como, por exemplo, o tipo de madeira, a exposição ao sol, a espessura da camada aplicada e a cor do pigmento utilizado.

Vale ressaltar que após o primeiro ciclo de aplicação, é aconselhável que a primeira manutenção seja feita de 4 a 6 meses para conseguir lavá-la por completo de forma ágil e rápida, através de uma lixada superficial e a consequente aplicação de mais uma ou duas camadas de produto (apenas uma nos pontos menos expostos e duas nas áreas de maior exposição).

Em seguida as manutenções devem ser feitas com intervalo de tempo sempre maior (12 meses depois da primeira, 18 meses depois da segunda e provavelmente até 24 meses de intervalo após a terceira).

É primordial não deixar que as movimentações da madeira ou o desgaste do sol danifique a camada de acabamento, evitando assim que a madeira fique exposta.

Fale com um de nossos especialistas!

Galeria